terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dicas de roupas para casamentos

Gente,

Ainda sobre o tema "casamentos", uma coisa muito importante para se comentar no blog é sobre que roupa usar nesse tipo de evento. Madrinhas, convidadas e convidados sempre gastam algumas boas horinhas do seu dia, quando recebem o convite, pensando em que roupa usar.
De fato, não é uma tarefa fácil, pois exige uma serie de condições para se escolher AQUELA roupa, não é mesmo?
Assim, resolvi escrever neste post algumas dicas para ajudar você na escolha certa da sua roupa!

Acredito que o primeira passo que você deve tomar quando receber o convite de casamento é verficar a estação do ano (a temperatura), a hora e o local onde será realizado o evento.
Após essa verificação, o segundo passo a ser tomado é o traje que o convite pede. Passeio completo, esporte fino, formal...Para cada ocasião exige uma vestimenta diferente. Importante lembrar que hoje em dia os convites nem trazem mais esse tipo de informação. Então nosso primeiro passo se torna mais importante ainda, né?
Agora, tendo em mente as condições em que ocorrerá o casamento, é hora de desbravar o seu armário!
Para as convidadas, não tem muito erro né, gente? Mas mesmo assim a gente não sabe como as pessoas ainda conseguem assassinar a nossa tão querida moda!! Um vestido curto (sem ser vulgar, claro), no joelho ou longuete são vestidos básicos para casamentos. O pretinho "básico-nosso-de-cada-evento" (nem tão básico assim) então, é um coringa na certa!
Já para madrinhas, também não há mistérios! longo, longo e longo! Qualquer cor menos branco, off white, bege bem claro. Decotes na frente? o menor possível! Acho que a fenda eu nem preciso falar... 
Para homens também não tem erro. Terno e gravata! Há homens que vão sem gravata, mas na minha opnião é tornar o casamento casual demais. A unica coisa que varia é na cor do terno e camisa. Afinal, ninguem vai vestir um terno preto em um casamento de dia no campo né? G-suis....
Para organizar melhor essa matéria, resolvi organizar o tema por ocasião!

Casamento - De Manhã

- Nada de roupas que cobrem as pernas. Opte por vestidos na altura dos joelhos, acima ou abaixo, como você preferir. As estampas florais são perfeitos para o dia, em chifom ou seda. A renda, que está em alta, também é uma opção! Ou, se preferir, uma saia e uma camisa de seda com um salto alto e uma clutch, é sempre indicado. Um chapéu bonito também ajuda a complementar o traje de dia, e fica sempre elegante.
- Quanto a cor, aposte nos tons claros. Escolha cores como rosê, verde-água e bege-dourado, amarelo pastel... Jamais me escolha um preto, azul marinho, marrom, cinza chumbo...
- As bijus ou jóias devem ser discretas. Os sapatos também! Nada de Fernando Pires em plena manhã, nem sapatos carregados de strass, ankle boots, plataformas para essa ocasião. O salto grosso é uma boa opção se o casamento for no campo.

Casamento - A Tarde 

- Os modelos de vestido podem ter um pouco brilho e toques de cores fortes, mas esse ainda não é o momento de usar o preto! O fundo claro ajuda a equilibrar a peça inteira estampada. Pode-se adotar um vestido com recorte das costas. 
- Além de um terno claro, bem cortado, acredito que a saia com uma blusa de seda também pode se repetir aqui. Mas cuidado para não ficar informal demais. Na dúvida, utilize as outras opções.
- Quanto aos tecidos, por ser à tarde, elas podem ser um pouco mais pesados, como seda encorpada, xantungue, georgette e rendas. Os comprimentos na altura do joelho são elegantes e muito usuais. Mas o longo, desde que com as cores e estampas compatíveis também são bem-vindos. 
 - Neste tipo de evento, as bijus podem ser mais vistosas. O salto aumenta um pouco de tamanho, mas ainda com algumas restrições (não, não é ainda hora de usar o seu Fernando Pires). O salto médio continua super bem-vindo!
- Se estiver fazendo frio nessa época, uma pashimina (bonita, de preferência original) ajuda a compor o look.

Casamento - A Noite

-Esse é o tipo de evento mais fácil para se acertar na roupa! Os vestidos podem ser curtos, longuetes ou longos. Devem ser feitos de tecidos nobres, como seda, musseline, cetim, xantungue ou tafetá. Agora que a renda tá na moda, graças a ma-ra-vi-lho-sa Martha Medeiros, qualquer vestido deuso dela também é certeiro. 
- Se você tá magrinha (sorte sua), qualquer modelo cai como uma luva. Justo, solto, normal. Agora, se você tá acima do peso, os vestidos fluidos e soltos, disfarçam os quadris largos e as barriguinhas salientes. Usar uma echarpe sobre os braços também ajuda a disfarçar a grossurinha indesejada! 
 - Agora sim, saltos altíssimos, bijuterias ou joias glamourosas e bolsas pequenas são ideais para esse horário (mas eu ainda acho que o seu Fernando Pires deve ficar no armário! rs).
Se você não achar um vestido bonito de manga comprida, caso esteja fazendo frio, casacos de pele e estolas são bons aliados para combater o frio e não perder a pose!
 - Os casamentos a noite ainda podem ser Black-Tie. Nesta ocasião, deve-se usar vestidos compridos sempre! Ou um vestido de cocktail com brilhantes e estolas de pele. Esses tipos de evento costumam ser o supra-sumo do luxo. Então preparem os seus cartões de crédito! 

Falei, falei, falei de tudo para as mulheres. E os homens, hein?

Calma rapazes, aqui vão as dicas:

- Casamento de Dia Informal: Camisa e calças, com um blazer desportivo
- Casamento de Dia Formal: Terno azul marinho ou cinza. O uso da gravata vai depender da ocasião.
- Casamento a Noite Formal: Terno preto ou azul marinho e gravata sempre.
- Casamento Black-Tie: smoking 
  
Anotem os 10 mandamentos (não pensem -usem- façam, nunca, jamais, em momento algum de suas vidas):
  1. Usar branco. A não ser que os noivos optem por ter um casamento à-beira-mar e mencionem no convite “Requer-se traje branco”. E nada de querer ofuscar a noiva! Este dia é dela!!!!
  2. Usar preto, num casamento de dia.
  3. Jeans (só para meninos e olhe lá, em raras exceções).O uso do tênis também não é aconselhável (eu particulamente não gosto muito. A pessoa tem que ter MUITO estilo para isso)
  4. Nada MUITO sexy ou revelador.
  5. Ombros e grandes decotes no na parte dos seios à mostra na cerimónia de uma igreja, e na festa também!
  6. Gravatas animadas, com imagens de Taz, Piu Piu, Piano, Dollar, Pateta.. (essas não deveriam nem ter saído da loja!!)
  7. Usar smoking durante o dia, independentemente da formalidade do evento, nem usem preto ou roupa com brilho durante o dia.
  8. Não vestir toda de branco porque o branco é exclusivo da noiva e ponto final! 
  9. O uso da luva já é arriscado. Então, lembre-se que não devem usar luvas de comprimento apropriado para a ópera (aquelas que vão até o cotovelo) sem ser com vestidos compridos e sem mangas. E só para um casamento muito formal.
  10. Bijus que são usadas no dia-a-dia como pulseiras de teciso, brinquinho de 5 reais no camelô, aneis de prata, coco, tornozeleiras devem ser guardadas a sete chaves no armário, ou, na ultima hipótese de esquecimento, a 1 chave no porta luva do carro.

A Emannuelle Junqueira, estilista famosa pelos seus vestidos de festa, fez até uma matéria sobre esse tema para o GNT Fashion. Olha que bacana o vídeo:



E aí, gostaram das dicas dela?? E das minhas????????????? hihihihi

Bem, espero ter ajudado na sua escolha da roupa. Se você seguir as regrinhas acima, as suas chances de errar serão beeemm pequenas! Mas, se alguém ainda tiver alguma dúvida sobre que roupa usar, não deixe de comentar aqui no blog! Quem sabe a gente não consegue te ajudar?!

Bjobjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente já!